Crise dos 20 e tantos anos

26Jul13

sadness_1920x1200

Depression is a bitch.

A vida é cheia de percalços. Crescemos, viramos adolescentes, fazemos besteira, entramos na faculdade, nos formamos e entramos para o “mercado”. Nesse ínterim, nos relacionamos, fazemos novas amizades, aprendemos um novo idioma, viajamos, nos apaixonamos. A vida parece que não acaba nunca. Tudo parece simples.

Mas, é a vida. Somos seres humanos e temos mais sensações e pensamentos do que horas em um só dia. As coisas acumulam, empregos se perdem, namorados se vão, amigos se distanciam. A cabeça colapsa e passamos dias e mais dias apanhando os pedaços, tentando reconstruí-la ao menos de forma a parecermos e nos sentirmos mais normais.

É a crise dos 20 e tantos anos. Quando percebemos que, finalmente, estamos deixando a juventude para trás e nos tornando adultos de verdade. Eu mesma me tornei adulta aos 24 anos, quando Noah nasceu. Mas, na verdade, a vida me tornou adulta, mas a minha cabeça continuava de adolescente. Atitudes de adolescentes, pensamentos de adolescentes. Um não combina com o outro. As sensações de juventude não combinam com a vida de adulto. É aí que se instala a crise. Quando você não consegue entender porque não se satisfaz com a rotina do dia-a-dia, com a rotina do trabalho, do relacionamento.

Foi a melhor coisa que já aconteceu na minha vida. É uma merda, na verdade. A minha crise se instalou em um “estado depressivo maior”. A velha depressão. E não existe nesse mundo sensação pior do que incapacidade, tristeza, morbidez, culpa, tudo junto. Mas, me tornou adulta. Me fez ver que o mundo não é algo que eu posso controlar, que precisamos de um pouco de controle e rotina em nossas vidas. Que precisamos dar mais atenção e importância às pessoas que estão próximas a nós.

A depressão me fez vê que não podemos controlar os sentimentos, nem os nossos nem os dos outros. Que não temos controle sobre absolutamente nada, que uma hora tudo está perfeito e, horas depois, tudo se desmorona.

Eu entendo até as pessoas que acham que esse sentimento nunca vai passar. É parte do transtorno. Eu ainda tenho sorte por ter uma cabeça mais consciente, mais racional. Eu sei que passa. E que, por pior que seja agora, eu posso me tornar uma pessoa mais forte, mais viva, mais corajosa e mais preparada para enfrentar o mundo depois disso tudo. Nada prepara você tanto para o resto da sua vida como um momento de desilusão completa. E ainda melhor que aconteça tudo ao mesmo tempo: perda de emprego, perda de namorado. Põe tudo em perspectiva.

Decidi escrever sobre o que estou passando porque sei que muitas pessoas passam por isso sozinhas. Vi agora um comentário de uma pessoa em um post sobre a minha gravidez. A pessoa postou há mais de um ano e só fui ver agora. Ela dizia que estava grávida e pensando em tirar a própria vida, porque não tinha coragem de enfrentar a situação. Essas pessoas não tem com quem conversar, tem medo de procurar ajuda. As vezes, nem sabem que pode melhorar, que a vida tem um jeito de resolver os problemas e fazer tudo melhor. Espero que hoje essa menina e seu filho estejam bem. Pena que não posso falar com ela para perguntar. Espero que eu fique bem também.

Sigo apanhando os pedaços da minha cabeça, que continuam espalhados no chão. Mas, sigo mais forte que nunca. Determinada. Vou vencer e serei feliz. Há coisa melhor no mundo?



One Response to “Crise dos 20 e tantos anos”

  1. muito bom o texto, como sempre, amiga. estava, já, com saudades de suas crônicas.
    eu já passei por essa fase, por essa “crise dos vinte e tantos anos”, já tendo adentrado na casa dos 30 inclusive.
    por falar em “casa dos 30”, escrevi uma crônica, que publiquei em meu blog, justamente sobre isso, sobre as fases da vida e minha entrada na casa dos 30.
    acesse http://lugardaspalavras.blogspot.com.br/2013/07/encerriniciando-ciclos.html e dê uma lida e me diga o que acha.


Leave a Reply

