Você é livre?

05Nov10

liberdade
li.ber.da.de
sf (lat libertate) 1 Estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral. 2 Poder de exercer livremente a sua vontade.

(Fonte: Dicionário Michaelis – http://www.michaelis.com.br)

Você é livre?

Veste-se da forma que quer, com as cores que gosta, acessórios que são importantes para você? Quando se olha no espelho, o pensamento é “estou bonito/a” ou “vão me achar bonito/a”? Você realmente gosta da roupa que está na moda ou compra apenas porque está na moda? Você utilizar roupas básicas porque tem medo de arriscar e errar ou porque realmente é adepto do jeans e camiseta? Você realmente gosta de usar salto alto ou atura as dores nas pernas e os calos apenas porque a sociedade instituiu que mulher deve usar salto alto? Você compra o tênis mais caro ou o mais confortável? Quando se veste para fazer algo divertido, você se olha no espelho e sorri?

Você é livre?

Quem é o seu cantor preferido? Que banda você mais gosta? Há quanto tempo? Você gosta porque gosta mesmo? Ou gosta porque todo mundo gosta? É a banda da moda? Você se sente bem em ir às festas e escutar aquela música?  Escuta música por prazer ou para ter algo em comum com os amigos? Sente-se bem quando escuta “aquela” música? Não tem vergonha de pular que nem doido e gritar ao som da sua música favorita? Não está nem aí se as pessoas falam mal das bandas ou estilo que você gosta?

Você é livre?

Segue alguma religião? Acredita em algum deus? Mas, porque você mesmo acredita ou porque assim aprendeu com a sua família? Vai à igreja porque gosta e se sente bem ou porque é obrigação? Conhece a fundo os dogmas, ensinamentos e regras da sua religião? Segue tudo como mandam as leis ou só as que lhe são convenientes? É feliz e realizado com a sua religão (ou falta dela)? É livre de preconceitos relativos a outras crenças? Respeita o próximo e sua escolha ou não de fé?

Você é livre?

Fala o que pensa? Argumenta com seu cliente? Confronta seu chefe? É honesto e sincero com o esposo ou namorada? Briga pelo seu ponto de vista? Luta pelos seus ideias? Acredita na força do pensamento e do conhecimento? Acredita que deve crescer sempre? Arrisca-se para conquistar novos territórios? Foge da comodidade? E do conformismo? O medo o impulsiona ou o petrifica?

Você é livre?

Você voa? Sorri muito? Ama a sua anti-sociabilidade ou sua extrema facilidade em fazer amigos? Se sente bem com o que faz? Está em paz com a família e os amigos? Tem a consciência leve e zero de rancor no coração? Já sorriu para si mesmo hoje? Faz isso todos os dias?

Não importam as suas respostas.

Liberte-se.



2 Responses to “Você é livre?”

  1. 1 Deborah Fernandes

    I was born to be wild and free! And so were you, babe!

  2. como sempre, excelente texto, com questionamentos muito bem colocado e extremamente perspicazes


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: