Tenha Fé

06Jul10

Tenha fé. Não precisa ser em algum deus específico. Não é necessário ter religião. Seja catolíco, budista, muçulmano, judeu, agnóstico, ateu, não importa. Tenha fé.

Escuto muito nas ruas as pessoas agradecendo a seres superiores por coisas materiais e abstratas que conseguiram. “Obrigado, Deus, pelo meu carro novo”, “Obrigado, Jesus, pelo meu novo emprego”, “Obrigado, Senhor, pela minha saúde”. Obrigado, Jesus, Alá, Buddah, Deus, etc.

Tudo bem. Tenha uma religião. Agradeça ao ser no qual você acredita. Mas não agradeça por coisas que você mesmo conquistou. Se comprou um carro, não agradeça pelo carro. Agradeça pela oportunidade de ter sido inteligente e economizado seu dinheiro para comprar o carro. Se conseguiu um emprego, não agradeça pelo emprego. Agradeça por ter tido a oportunidade de estudar, de correr atrás, de crescer e, assim, se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais difícil e sufocado. Se tem ótima saúde, não agradeça pela saúde. Agradeça pela oportunidade de ter se alimentado bem a vida inteira, de ter feito exercícios e ter se cuidado bem.

Nossa vida é feita de oportunidades. O que cada um faz com as oportunidades que aparecem é o que determina como seremos no futuro. Isso eu vi em um filme em que Morgan Freeman faz o papel de Deus. Embora o filme seja uma comédia, ele me ensinou essa lição importante que igreja nenhuma ensina. Que nós temos que correr atrás dos nossos sonhos, nós temos que batalhar, nós temos que cultivar nossas amizades, nós temos que amar e respeitar nossa família, nós temos que fazer o bem. Isso é o que deus quer (deus com “d” minúsculo pois representa todos os deuses de todas religiões) de nós. Aliás, eu acho, né. Afinal, não sou deus. Mas, se fosse, gostaria que as pessoas passassem menos tempo rezando e pedindo e mais tempo trabalhando e correndo atrás.

Aproveitar as oportunidades significa fazer acontecer. Não dê dinheiro para a igreja, vá ser voluntário em alguma entidade carente. Não reze para que uma doença crônica seja curada, agradeça pela oportunidade de ter tido aquela pessoa em sua vida. Não peça a Deus por um novo amor, confie em si mesmo, seja você mesmo e seja feliz sozinho que um dia alguém aparece. Ou não. Tanto faz. Mas, seja feliz independente de qualquer coisa. Não reze pedindo por dinheiro para pagar as contas em atraso, corra atrás de um novo emprego, busque novas oportunidades e encontre forças que nem você sabia que tinha. Tenha fé! Faça acontecer. Corra!

Não tenho religião e não tenho nada contra quem tenha. Cada um sabe o melhor caminho a trilhar. Mas, apesar das religiões ou da falta delas, acho que falta fé nesse mundo. Parece que as pessoas só tem fé para deus. Só existe fé na igreja, na mesquita, nos domingos às 7 da noite, quando as pessoas rezam para ter fé. Fé para quê? Para quê as pessoas usam essa fé? “A fé move montanhas”, dizem. Fé não move montanhas. Fé nos dar a oportunidade de acreditar que montanhas podem ser movidas e que nós podemos movê-las.

Então, rezo hoje para o céu. Não para o céu com anjos e arcanjos e querubins. Rezo para o céu que é a nossa visão do universo que, por si, é infinito e sendo assim nossas oportunidades também são infinitas. Então rezo para céu, esteja em evidência o sol ou a lua, tanto faz. E peço, choro, para que tenhamos mais fé. Mais fé na humanidade. Fé na nossa inteligência e na nossa capacidade. Fé no amor e na sabedoria. Fé nas crianças e nos idosos. Fé naqueles que não tiveram oportunidades ou que tiveram e não as aproveitaram. Fé nas pessoas pobres e ricas, seja de dinheiro ou de espírito. Fé nos criminosos e nas pessoas boas. Fé no futuro e fé no presente. Fé no vizinho chato e no amigo arrogante. Fé nos animais, sejam selvagens, de rua ou domésticos. Fé no trabalho, fé  na nossa casa e na nossa família. Fé no Iraque e no Afeganistão. Fé na Espanha, nos Estados Unidos, na Tailândia e na Austrália. Fé no Brasil. Fé no planeta. Fé no homem.

Porque falta fé nas coisas que precisam dela. Então, tenha fé.

E, mais do que tudo, tenha fé em você mesmo.

Tarefa de casa de hoje: aprender a mover montanhas.



One Response to “Tenha Fé”

  1. 1 Debinha

    ‘Cause I gotta have faith!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: