Gravidicas #1 – 5 dicas de como (não) contar a novidade l

22Oct09

post8Bom, estou grávida. Entre todas as novidades que tinha para contar, percebi que essa tinha que sair logo senão ia continuar com writer’s block por tempo indeterminado.

Como grávida, a primeira decisão que tomei foi de contar às pessoas. Começamos sempre pelos mais importantes e mais próximos: namorados, pais, irmãos, avós, amigos, resto da pessoas. Foi uma experiência interessante e de grande aprendizado. Eu acertei uma ou outra vez e errei uma mil vezes. Eis as lições que aprendi e que aqui repasso para as grávidas do futuro:

1. Contar primeiro aos pais. Depois que o susto passa, a felicidade entra e toma conta, junto com a ansiedade. De repente, você quer contar para TODO MUNDO que vai ter um neném. Ao me preparar para contar aos meus velhos (ritual que durou mais ou menos três dias) eu acabei contando para várias outras pessoas antes, correndo o risco de eles ficarem sabendo por outros meios. O certo é sempre contar logo aos pais. É claro que nem todos vão reagir da mesma forma, mas eles são as pessoas mais informadas e preparadas para ajudar a resolver os problemas. E, acredite, vão ficar putos se não forem os primeiros a saber.

2. Ter sensibilidade ao contar para os pais. As pessoas podem ficar extremamente felizes por estarem grávidas (ou grávidos), mas tem que lembrar que os pais, provavelmente, não vão sentir essa alegria logo de início. Nossos pais tem muitos planos para nós. Querem que façamos mestrado, doutorado, que nos tornemos professores, profissionais, que passemos em concurso público, etc. Ficar grávida ou engravidar alguém não necessariamente se adequa a estes planos. Então, quando eles ficam sabendo da merda que aconteceu, há 99% de chance que a reação deles seja de raiva, decepção, tristeza, ira, e não de alegria, beijinhos, brincadeiras. Obviamente, eu aprendi isso da pior forma. Para contar a minha mãe que eu estava grávida, comprei um par de sapatinhos de bebê, coloquei em pacote de presente e dei para ela. Ela foi abrindo o pacote toda feliz, achando lindo o meu gesto inesperado e seu rosto congelou ao ver os sapatinhos. Vamos dizer que não foi a melhor forma de passar o recado.

3. Não avise que vai contar, apenas conte. Outro erro que cometi (e foram muitos) ao contar a novidade foi o de “avisar que eu tinha algo importante para contar”. Eu peguei o resultado dos exames na hora do almoço, mas só contei a minha mãe quando cheguei em casa do trabalho.  Baseado na reação dela (que não foi das melhores, mas foi o esperado), decidi não esperar o meu pai chegar em casa e contar logo para ele. Liguei perguntando se ele estava muito ocupado no trabalho e se podia ir até lá para “conversar”. Meu pai é diretor de Fisioterapia em uma faculdade. Cheguei lá na hora do intervalo. Tinha gente por todo lado, entrando e saindo da sala dele, conversando alto, era um caos. Finalmente, acabou o maldito intervalo e ficamos a sós. Enrolei, inventei conversa fiada, fiz o velho small-talk até que ele disse “desembucha logo que eu sei que não foi isso que você veio conversar”. Antes de eu começar a falar (ou mais, gaguejar) a novidade, ele me cortou com a afirmação “você está grávida, não é?”.  Além de o local não ter sido apropriado e do meu avisado ter estragado a “surpresa”, ainda fui incapaz de dizer o que era e ele teve que adivinhar.

4. Melhor deixar seus pais contarem aos seus avós. Essa foi uma das coisas que, não sei como, eu não fiz errado. Minha mãe logo no início pediu para ela “pelo menos” poder contar aos meus avós para que eles não vissem sem querer no meu blog, orkut, Twitter, etc. Então, minha mãe contou aos pais dela e meu pai contou a mãe dele.  Minha avó paterna me ligou logo depois me parabenizando e já se auto-declamando Bisa. A minha avó materna no início falou coisas tipo “como você faz uma coisa dessas com a minha filha?”, mas pouco depois já estava brincando de bisa também. Meu avô até hoje não me ligou nem me disse nada. Este final de semana vou lá para ver o que ele tem a dizer. Mas, a verdade é que depois que contamos para os pais, fica tudo mais fácil.

5. Só coloque na internet quando as pessoas essenciais já souberem. Por eu adorar blog, Twitter, Orkut, Facebook, etc, minha mãe morria de medo que eu postasse a novidade antes de contar para meu pai e meus avós. Claro que eu não fui besta. Contei para todas as pessoas essenciais e só depois que coloquei na internet. A partir de agora meu dinheiro é para meu filho(a) então não podia gastar tanto ligando para todos os meus contatos e amigos. Quando recebi carta branca para abrir o jogo, mudei meu nick no MSN para: Lala – Adivinha quem vai ser mamãe!. As respostas eram ótimas: “Quem?”, “Não sei, quem é?”, “Tu? Sério? E Deus está sabendo disso?”, “Quem deixou você ter um filho?” e outras coisas simpáticas do tipo. Também coloquei no Twitter a mesma frase e recebi muito feedback legal. E, no orkut, nem se fala, ainda recebo parabéns de todo tipo de pessoas que ouviram a novidade só deus sabe de onde.

Bem, eu não sou nenhuma expert, mas acho que no final das contas deu tudo certo. Meus pais já estão babando o futuro netinho, meus amigos só me chamam de buxuda, meu namorado só me chama de mainha e meus chefes já estão querendo me demitir para não terem que pagar licença maternidade. Contar para eles foi super divertido. Passaram uma semana dizendo que eu estava grávida (até hoje não sei como surgiu essa brincadeira) e um belo dia um amigo meu entra na empresa, me abraça e diz “Parabéns, mamãe!!”. Todo mundo ficou me olhando com cara de peixe morto e dizendo “e era verdade? a gente tava só brincando!”. Demoraram 2 dias para acreditar. E os amigos, onde chego, é a maior festa.

post8b

Quem tiver estórias sobre como contaram para a família, amigos e das reações de cada pessoa, comente sua experiência. Ainda não me tornei aquela grávida babona de tudo que for referente a bebê, mas estou começando a abraçar esta causa. No mínimo, no mínimo, serei uma Rock’n’Roll Momma!



6 Responses to “Gravidicas #1 – 5 dicas de como (não) contar a novidade l”

  1. 1 Marty McFly

    Ah, a melhor forma é não contar. Você fica lá fingindo que nada tá acontecendo e um dia, de repente, vão olhar e dizer: “Ué, você está grávida?”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • 2 Lala

      Bom seria se os pais fossem daqueles que vivem em negação. A filha lá com a barriga gigantesca e todo mundo faz de conta que nada tá acontecendo… É como o elefante na sala de estar. =)

  2. 3 Elen

    Eu hoje estou com 6 meses de gravidez e ainda nao tive coragem de contar pra minha mãe! Preciso de coragem! Naum sei como ela vai reagir! Tenho medo de ela me bater me espancar pois só tenho dezessete anos e ela é muito nervosa!

  3. 4 Katharine

    Eu Ja tive dois abortos e das duas vezes contei p meus pais, dessa vez estou com medo de contar as unicas pessoas q sabem eh o meu marido, minha irma e minha medica, eu estou de 7 semanas, e nao sei o q fazer eu Ja fiz o transvaginal e Ja deu ate para ouvir o coracaozinho, eu estou super feliz, estou morrendo de vontade de contar, so q tenho medo q aconteca de novo e sei q se nao contar agorae so revelar la pelas 12 semanas a minha Mae vai ficar chateada… Me ajudem meninas, o q eu faco????

    • 5 Daniellaaa D.

      Oii eu tenho 19 anos e meu namorado 18 meus pais nunca que vão aceitar essa gravidez mas aconteceu fazer oque. Conte você mesma pior é alguém contar antes de você. E eu que não sei nem oque fazer não tenho nenhuma solução. Boa sorte !!🙂

  4. 6 Karina

    Sabem o que é desespero!
    O meu, minha mãe esta longe de mim, meu marido esta preso, e ja tenho dois filhos e estou gravida de 8 meses e não tive coragem de liga pra minha mãe e conta, to desesperada ja pensei até em tira minha vida mas sei que esse bebe não tem culpa da besteira que fiz, queria ter coragem de contar para a minha familia e resolve esse assunto que ta tirando meu sono por favor me ajudem me digam como agir por favor.


Leave a Reply

