Qual é a cidade mais feliz do mundo?

04Sep09

post4

Bom. Acho que todo mundo já leu, viu ou ouviu falar da pesquisa realizada pela Forbes que listou o Rio de Janeiro como a cidade mais feliz do mundo, não é? Para nós que vivemos aqui no Brasil isso parece mais uma piada mas, aparentemente, o Rio é bem popular mundo afora. Eu andei lendo sobre essa pesquisa por aí e vi muitos comentários de pessoas irritadas e incrédulas com o resultado, muitas querendo saber quais foram as características e requisitos que determinaram tal resultado.

A verdade é que esta pesquisa, assim como a lista da Rolling Stone dos 500 melhores álbuns de todos os tempos, os livros da série “1001: antes de morrer” (ex: 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer), entre outros, são baseados em opiniões pessoais de diversas pessoas. Para compor o 1001 Discos, por exemplo, foram recrutados mais de 80 jornalistas, críticos e músicos do mundo inteiro com o objetivo único de escolher os melhores álbuns de acordo com a opinião de cada. É claro que existiam regras, pré-requisitos para as escolhas, entre outros fatores, mas todo álbum selecionado para a lista foi citado primeiramente como opinião de alguém.

Com relação à lista da Forbes a situação foi parecida. Os dados utilizados na lista fizeram parte da pesquisa Anholt-GfK Roper City Brands Index, lançada em junho pelo pesquisador e orientador Simon Anholt. A pesquisa foi conduzida online com mais de 10.000 correspondentes situados em 20 países. Segundo o próprio Anholt, a pesquisa não afirma se a população local é a mais feliz ou não, mas sim a percepção dos entrevistados com relação a cada cidade. Até porque a felicidade é um sentimento, uma coisa abstrata, intangível. Não há maneira de quantificá-lo, assim como não se pode quantificar o amor, a tristeza, o carinho.

Minha conclusão com relação a toda essa estória é que, se o mundo quiser ver o Rio de Janeiro (com toda a violência e miséria que nós, brasileiros, conhecemos muito bem) como a cidade mais feliz do mundo. Que veja! Melhor para nós. Imagine como turismo do Rio será afetado depois dessa notícia. Isso traz atenção ao Brasil em geral e não podemos esquecer que estamos sediando a Copa do Mundo já, já, e que também estamos na briga pelas Olimpíadas. Não existe estratégia de marketing melhor que essa.

As Top 5 da lista da Forbes são:

1. Rio de Janeiro, Brasil
2. Sydney, Austrália
3. Barcelona, Espanha
4. Amsterdam, Netherlands
5. Melbourne, Austrália

Se você pudesse escolher o seu canto mais feliz do mundo, qual seria?

O meu seria aqui mesmo, em Natal, junto da minha família, dos amigos, da praia, do trabalho. Tá vendo? Cada opinião é única. Boa noite e até mais ver!



No Responses Yet to “Qual é a cidade mais feliz do mundo?”

  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: